Linux e Windows

Até a uns tempos não se ouvia falar do Linux, neste momento os conhecimentos sobre Linux tem vindo a crescer. Tem existido uma grande propagação e evolução deste sistema. Vários factores ajudaram ou prejudicaram o Linux a destacar-se em relação ao Windows.

O Linux é um sistema perfeito para quem gosta de aprender e de dominar o sistema, é necessário aprender, estudar, ler para conseguir usar este sistema de forma divertida e interessante. A sua liberdade permite ao utilizador obter conhecimentos de modo a adequa-lo às suas necessidades, tal acto não é possível realizar no Windows, pois é um sistema fechado.

            O Windows é um sistema proprietário, ou seja, o seu uso está restrito a uma licença, enquanto o Linux é um software livre, não existe restrições, qualquer pessoa pode usar e fazer alterações conforme as suas necessidades. Este factor faz com que o Linux não seja atacado em grande quantidade por vírus. O Windows consegue ser alvo de mais de 100.000 vírus e parasitas virtuais, uma grande desvantagem para este sistema.

windows-linux-2

O Windows ao ser um sistema fechado, restrito, as suas funcionalidades também torna. A Windows tem estabelecido muitos acordos com os fabricantes de hardwares, usa drivers binárias proprietárias que dão suporte à multimédia e jogos gráficos 3D. Já o Linux tem os seus próprios drivers com acesso livre, trabalhando com fabricantes que apoiam o software livre.

O Windows é um sistema que tem evoluído muito nos últimos anos, avanços esses, requerem um uso de hardware de topo, enquanto que o Linux funciona com qualquer um, desde de um computador Pentium-100 até a um Quad-Cor. A quando da instalação de um programa o Windows necessita de reiniciar o computador e necessita de actualizações de sistema periódicas, tal não acontece no Linux.

O Windows tem um suporte muito maior aceitando a maioria dos programas. O Linux contrai alguns problemas não aceitando por exemplo o Photoshop.

Estes dois sistemas também apresentam semelhanças a sua instalação não fácil para novatos, mas não é necessário despender muito tempo cerca de 0,3%. Possuem interface gráfica clara, que se estiver bem configurada e o hardware for compatível, fornecem utilidade para a grande maioria das actividades de informática actuais.

 

Texto baseado em:

Black Gun – Windows & Linux. [Acesso em: 25 Dez. 2008] Disponível em: <http://www.winxlinux.com/algumas-diferencas-entre-windows-e-linux/&gt;

Imagem retirada de:

Forbit [Acesso em: 25 Dez. 2008] Disponível em: <http://forbit.blogspot.com/&gt;

 

 

Uma resposta a Linux e Windows

  1. kelly rocha diz:

    Uma comparação entre os tipos de redes, e sobre os meios de comunicação. Definindo qual deles seria a melhor opção para uma empresa de atuação necional. Dê um exeplo.

    Aguardo resposta.
    Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: