Microsoft Bob

Alguém já ouviu falar deste sistema operativo. Eu não conhecia até este momento. Com uma pequena investigação consegui estas informações.

Este sistema foi criado pela Microsoft, a 30 de Janeiro de 1995, mas acabou por ser um desastre. O seu objectivo era substituir o Windows 3.1, usando um aspecto mais apelativo, conseguindo ajudar utilizadores mais inexperientes. Usava imagens em vez dos ícones por exemplo o ícone “My Computer” estava representado pelo nome “Public Family Manager”, com a imagem de vários livros para se clicar cada um com uma finalidade.

Os motivos para o seu fracasso são devido ao processador exigido pela Microsoft Bob, era bastante exagerado para os computadores existentes daquela altura. O preço que era pedido era muito elevado para o sistema que era, já se começava a ouvir falar o Windows 95 que estava prestes a surgir.

Fica aqui um vídeo deste sistema operativo, de como era o seu aspecto.

 

Após a visualização deste vídeo, penso que este sistema era mesmo adequado para ajudar os utilizadores com pouca experiência, como por exemplo as crianças. Este sistema, neste momento, provavelmente, poderia ser bastante adequado para se usar nos computadores Magalhães. Se o seu surgimento tivesse decorrido nesta época e com o intuito de ser usado em computadores de carácter infantil, provavelmente teria sido um sucesso.

 

Texto baseado em:

 

Wikipedia – Microsoft Bob. [Acesso em: 3 Jan. 2009] Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Bob>

3 respostas a Microsoft Bob

  1. Realmente tem um aspecto um pouco infantil e para quem não está habituado até faz um bocado de confusão…
    mas é com projectos falhados que se detectam os erros e assim se criam projectos melhores

  2. Bem o aspecto não é pouco infantil, mas sim muito infantil e no meu ver até nem me parece ser muito fácil de utilizar, dai a fazer confusão, o facto de termos que estar a escolher o que queremos e como queremos, bem é confuso. Acho que se realmente tivesse saido pro mercado não teria sucesso nenhum. Só iria complicar mais a vida de aqueles que já tinham e tem dificuldades em trabalhar com um computador.

  3. Também desconhecia o sistema, e claro que a Interface era infantil, mas também é natural pois o seu objectivo era auxiliar o utilizador inexperiente. Concordo com a Olga, é com os erros que se aprende.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: